REDE SOCIAL 

NOSSA LOJA 

Biografia Sex Pistols

Os Sex Pistols foram uma banda inglesa de punk rock formada em Londres em 1975, amplamente reconhecida por iniciar o movimento punk no Reino Unido e influenciar diversos músicos de punk rock e rock alternativo. Embora a banda original tenha durado apenas dois anos e meio, lançando quatro singles e um álbum de estúdio — Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols —, eles são considerados por muitos críticos como uma das bandas mais influentes da história da música popular.

A formação original incluía o vocalista Johnny Rotten, o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock, que foi substituído por Sid Vicious no início de 1977. Sob a gestão do empresário Malcolm McLaren, a banda gerou controvérsias que atraíram muita atenção da opinião pública britânica. Seus shows frequentemente causavam problemas para organizadores e autoridades, e suas aparições públicas frequentemente resultavam em confusões. O single de 1977, God Save the Queen, criticava o conformismo social britânico e a submissão à monarquia, provocando o que foi descrito como a “última e maior epidemia de pandemônio moral com base no pop”.

Em janeiro de 1978, após uma turnê turbulenta nos Estados Unidos, Rotten deixou a banda e anunciou seu fim. Nos meses seguintes, os outros membros gravaram músicas para o filme The Great Rock ‘n’ Roll Swindle. Vicious morreu de overdose de heroína em fevereiro de 1979. Em 1996, Rotten, Jones, Cook e Matlock reuniram-se para a Filthy Lucre Tour e, desde 2002, têm se reunido esporadicamente para turnês e concertos. Em 24 de fevereiro de 2006, os Sex Pistols — incluindo os quatro membros originais e Vicious — foram indicados ao Hall da Fama do Rock and Roll, mas recusaram-se a comparecer à cerimônia, criticando a instituição.

História

Formação

Os Sex Pistols surgiram de uma banda chamada The Strand, formada em Londres em 1972 por Steve Jones (vocal), Paul Cook (bateria) e Wally Nightingale (guitarra). Os membros passaram bastante tempo em lojas de roupas na King’s Road, Chelsea, onde conheceram Malcolm McLaren, que se tornou empresário da banda em 1974. Glen Matlock, um estudante de arte que trabalhava ocasionalmente na loja de McLaren, tornou-se o baixista da banda.

Em 1975, após uma viagem a Nova York, McLaren voltou inspirado pela emergente cena punk e começou a moldar a banda. Após a expulsão de Nightingale, Jones assumiu a guitarra, e a banda começou a procurar um vocalista, eventualmente encontrando John Lydon, que se tornou Johnny Rotten.

Primeiros Shows e Controvérsias

A banda fez seu primeiro show em novembro de 1975, e apesar de não ser musicalmente notável, tocavam extremamente alto. A formação final foi decidida e começaram a compor material original, com Rotten escrevendo letras e Matlock compondo músicas.

Ascensão e Queda

O movimento punk cresceu rapidamente em Londres, com bandas como The Clash e The Damned surgindo. Em outubro de 1976, os Sex Pistols assinaram contrato com a EMI e lançaram o single Anarchy in the U.K.. No entanto, a controvérsia alcançou um novo patamar quando a banda apareceu na TV em dezembro de 1976, com Rotten proferindo palavrões ao vivo.

Em 1977, Matlock foi substituído por Sid Vicious. O single God Save the Queen lançado pela A&M Records provocou grande polêmica, mas a gravadora rescindiu o contrato, e a banda assinou com a Virgin Records. O álbum Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols foi lançado em novembro de 1977.

Turnê nos EUA e Fim da Banda

Em janeiro de 1978, a banda fez uma turnê nos EUA, que terminou em San Francisco. Após o último show, Rotten deixou a banda. Vicious foi preso pelo suposto assassinato de sua namorada, Nancy Spungen, em outubro de 1978 e morreu de overdose em fevereiro de 1979.

Reuniões e Legado

Os Sex Pistols se reuniram em 1996 para a Filthy Lucre Tour e desde então têm se reunido ocasionalmente. Em 2007, eles se apresentaram na Brixton Academy para comemorar os 30 anos de Never Mind the Bollocks.

Frases Notáveis

  • “Eu não preciso de um Rolls-Royce, eu não preciso de uma casa no campo, eu não tenho que morar na França. Eu não tenho heróis do rock.” — Johnny Rotten, 1976
  • “A música precisa dar assistência a todo esse lixo (a sociedade britânica). A música tem que mostrar saídas para se vencer a estagnação.” — Johnny Rotten
  • “O punk sempre foi decepcionante! E sempre será.” — Johnny Rotten, 1996

Integrantes

  • Johnny Rotten (John Lydon) – Vocais (1975–1978, 1996–presente)
  • Steve Jones – Guitarra (1975–1978, 1996–presente)
  • Paul Cook – Bateria (1975–1978, 1996–presente)
  • Glen Matlock – Baixo (1975–1977, 1996–presente)
  • Sid Vicious – Baixo (1977–1978)